terça-feira, 16 de março de 2010

Como o Álcool causa ressaca?

Como o álcool causa ressaca?
Após uma sequencia de copos de cerveja é normal que no dia seguinte você sofra com a famosa “ressaca” – nome dado à indisposição sentida por quem abusou da bebida alcoolica. Neste carnaval caso passe da dose, não se preocupe seus sintomas são perfeitamente explicáveis à luz da ciência. Entenda os sintomas causados pelo álcool no nosso organismo e veja como se prevenir de alguns:

Desidratação

É comum quem bebe ir regularmente ao banheiro, isto porque o álcool tem função diurética, já que inibe a produção de ADH (hormônio antidiurético), responsável pela absorção de água nos túbulos renais e controle dos nível de água no corpo.

Dores e Aumento da Pressão

A perda de água do corpo pela inibição de ADH, faz com que o sangue fique mais denso e flua com menos liberdade pelos vasos sanguíneos levando consequentemente ao aumento da pressão e gerando dores pelo corpo.

Vômitos

O álcool gera a produção exagerada de suco gástrico que começa a irritar a parede do estômago e gera movimentos involuntários levando ao vômito.

Cansaço e Indisposição

As toxinas produzidas pelo álcool, em especial o acetaldeído, é resultado da degradação realizada pela enzima aldeído desidrogenase (ADH). A ingestão de álcool em excesso pode levar esta toxina até a corrente sanguínea. O interessante notar que quanto maiores os níveis de ADH, maior será a resistência da pessoa ao álcool.

A produção excessiva de piruvato (outro intermediário da degradação do álcool) no organismo pode levar a produção de ácido láctico que impossibilita a formação de glicose no corpo levando à um quadro de hipoglicemia (falta de açucar no sangue). Aí não tem jeito, o indivíduo fica sem energia pra nada!

Desequilíbrio

Uma das principais regiões afetadas pela falta de açucar no corpo durante a bebedeira é o cerebelo, uma região responsável pelo nosso equilíbrio e controle motor. Daí vem a famosa frase “beber até cair”.

Prevenção

Como todos sabemos é melhor prevenir que remediar. Se você insiste em beber a recomendação é ingerir bebida alcoolica juntamente com comida e/ou água, pois assim estará diminuindo a absorção de alcool no corpo. Energéticos são bem vindos. Evite beber café e chás que são diuréticos devido a presença de cafeína, sendo assim, somente irão piorar o quadro de desidratação do corpo. Durante a ressaca ingira frutas que são ricas em vitaminas e irão ajudar a repor os nutrientes perdidos.
Para saber mais acesse:
Drink Focus.com: Causes of Hangover
Fonte:Bioquímica Básica – Anita Marzzoco (Guanabara Koogan,2007)Crédito às imagens: nonick, Flickr sob lcença CC

Nenhum comentário:

Postar um comentário