sexta-feira, 12 de março de 2010

190 Milhões de Pessoas usam Drogas no Mundo

Jovens que fumam maconha há seis anos ou mais têm o dobro de riscos de apresentar episódios psicóticos, alucinações ou delírios do que pessoas que nunca consumiram a droga, segundo estudo publicado no periódico Archives of General Psychiatry. A pesquisa estudou 3801 pessoas de 26 a 29 anos. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que 190 milhões de pessoas usem maconha no mundo.
Efeitos da droga: Variam de efeito se ela é tomada ou fumada e dependem da quantidade usada. Com doses baixas há euforia (sensação de bem estar) e risos quando em grupo, ou há relaxamento e sonolência se está sozinho. A memória fica prejudicada e a pessoa não consegue executar múltiplas tarefas. Há aceleração do tempo subjetivo, fazendo minutos parecem horas e confusão entre passado presente e futuro. Os sentidos ficam aguçados, mas o indivíduo tem menor equilíbrio e força muscular. Os olhos ficam vermelhos, a boca seca e aumenta a vontade comer doces, o pulso fica acelerado e a pressão pode diminuir quando a pessoa fica em pé, causando tontura. Com doses mais altas iniciam os delírios, alucinações e despersonalização, que podem atingir um nível de psicose tóxica. Nestes estágios de intoxicação a pessoa pode sentir-se muito mal, mostrar-se agitada e confusa, caracterizando a má viagem.
O que faz para a saúde: Sem referir os problemas de comportamento já citados, é conhecido que fumar maconha traz os mesmo problemas de fumar cigarro de tabaco (bronquite, asma, faringite, câncer). Também há maior risco de sofrer acidente de trânsito e pode baixar a imunidade aumentado a chance de ocorrerem infecções.
Pode ocasionar dependência: A dependência pode ocorrer pelo uso repetido durante bastante tempo, pode haver tolerância, de forma que a pessoa passa a fazer uso diário da droga, no entanto, a suspensão abrupta do uso não produz sintomas físicos. O dependente se afasta da família, do trabalho e do lazer para ficar usando a droga. Alguns podem perder o interesse por cuidar de sua saúde ou higiene.
Qual deve ser a conduta quando se descobre que um amigo é usuário de drogas? O usuário não pode sentir-se abandonado por familiares ou amigos, pois ficará mais próximo da droga. Ele deve ser motivado a procurar ajuda especializada, pois os tratamentos trazem melhores resultados naquelas pessoas que querem ser ajudadas. Para tanto, devemos estar bem informado a respeito de drogas e dispostos a conversar sem preconceitos sobre o assunto. Esta pode ser uma boa maneira de auxilia-lo, porque estaremos mostrando que a opção de não usar drogas está fundamentanda.
Fonte: Jornal O Riosulense ano 5 n. 246

Nenhum comentário:

Postar um comentário