segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lençóis à prova de bactérias

Médicos do Hospital Lister, na Inglaterra, estão testando tecidos embebidos em prata para combater o estafilococo aureus, micróbio que continua resistente aos antibióticos e que provoca infecções hospitalares. Essa bactéria vive na nossa pele sem causar nenhum transtorno, mas em pacientes debilitados ela pode se aproveitar de qualquer ferida e, ao cair na corrente sanguínea, deflagrar uma infecção generalizada. “A prata libera partículas que matam esse microorganismo”. O lençol é imerso em uma solução de micro partículas de prata, que se fixam entre as fibras do tecido. Ao entrar em contato com o lençol as bactérias acabam despedaçadas pelas micro partículas do metal, que são constantemente liberadas no ar. Esse Lençol tem o objetivo de bloquear as bactérias. Ele seria usado nos hospitais, para as pessoas com lesões ou fraturas no corpo, não terem uma infecção generalizada. A infecção generalizada é causada quando as bactérias entram na corrente sanguínea, e quando ataca o organismo, pode causar sérios problemas e até mesmo levar a morte.


Um mouse ergonômico para evitar lesões.


A novidade, que está sendo desenvolvida na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto no interior paulista, poderá ajudar a prevenir males como as lesões por esforço repetitivo (L.E.R.). “A palma da mão fica voltada pra baixo quando se clica o mouse convencional”, explica o fisioterapeuta Paulo Roberto Veiga Quemelo, que participa do projeto ao lado de seu idealizador, o patologista Luiz Cesar Peres. “ Isso provoca uma compressão da musculatura da região, favorecendo a ocorrência de problemas.” O protótipo que será avaliado, tem formato de caneta, exigindo menos esforço das articulações e dos músculos. Possui ainda botões, um à direita, maior, e outro à esquerda, para facilitar seu uso por destros e canhotos. Este mouse pretende diminuir as lesões causadas por uso continuo do computador. O mouse adapta-se ao movimento natural do braço e da mão, inclinado-se, caso necessário, para evitar que a pessoa fique em uma posição desconfortável.

Fonte: Revista Saúde.

Escola de Educação Básica Professor Henrique da Silva Fontes. Alunas: Gabriela Minatti Giacomini e Greice Demarchi Série: 8°1

Nenhum comentário:

Postar um comentário