terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NA VOLTA DAS FÉRIAS

Quando estamos de férias, é comum nos preocuparmos menos com os hábitos saudáveis de alimentação. Ficamos um pouquinho mais "relaxados"! Uma boa oportunidade para reeducar a rotina alimentar é a volta às aulas.
Levar na mochila um lanche leve e nutritivo ao invés de comer as opções de refeições rápidas que tem em muitas escolas e faculdades, é a melhor opção pra quem deseja se alimentar bem!
Uma má alimentação pode gerar alguns desconfortos que atrapalham o nosso dia-a-dia. Alguns exemplos são a fadiga, a falta de concentração, a indisposição, a sonolência, a dificuldade na memória e a irritabilidade.
O nosso cérebro precisa de alimentos ricos em carboidratos e fibras, então não deixe de incluir em seu lanche cookies integrais, barras de cereais, barras de frutas, frutas desidratadas e frutas in natura. Estes alimentos são riquíssimos em nutrientes antioxidantes que combatem os radicais livres, moléculas nocivas às nossas células.
Evite sucos industrializados, balas, biscoitos recheados e salgadinhos, pois eles são ricos em gorduras saturadas, trans, açúcares e sódio, que atrapalham o desempenho do cérebro.
Além da alimentação saudável, não podemos nos esquecer da hidratação do nosso corpo, que é extremamente importante. Carregue sempre uma garrafinha de água mineral ou suco natural. Nesse calor, a ingestão de líquidos se torna ainda mais importante, pois transpiramos mais e, em conseqüência, perdemos mais líquido.

Um comentário:

  1. Vim conhecer seu espaço e gostei muito! Muito seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir, repleto de aprendizados diários.
    Obs: Também virei seu seguidor.
    Prof. José Carlos
    http://projetosead.blogspot.com/

    ResponderExcluir