quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1 de Dezembro: Dia Mundial de luta contra a AIDS

Tema do Dia Mundial de Luta contra a AIDS de 2009 no Brasil

Sob o tema "Acesso Universal e Direitos Humanos", o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA de 2010 é celebrado hoje em todo mundo.

Vários países promoverão eventos e atividades. Você sabe o que o seu país está planejando?

Saiba um pouco mais o que vai acontecer hoje nos paises de língua portuguesa.

Angola - "Proteja o Futuro. Proteja-se contra a SIDA"

Com este tema, Angola irá disponibilizar hoje 500 testes para a população e 120 municípios receberão unidades para tratamento.


No relatório global publicado pela Agência da ONU para a Aids (UNAIDS), Angola é um dos países em que o número de pessoas infectadas se estabilizou.

Segundo o Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, “o combate contra a AIDS não pode ser ganho com pessimismo, nem com pessoas que desinformam.


Este combate é de todos nós e temos, cada um, de assumir as responsabilidades, que começam pela protecção individual, pela passagem de mensagens educativas e também pela demonstração de que é cada vez mais possível viver de forma positiva com a doença”.

Brasil - "Viver com AIDS é Possível. Com Preconceito Não"
O Brasil destaca o "preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids".
Os objetivos da campanha são a desconstrução do preconceito e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

Quinze jovens soropositivos e 12 artistas vão protagonizar a campanha através de uma exposição intitulada: "Somos Iguais. Preconceito Não", que será aberta na estação galeria do metrô, em Brasília. Dados do Boletim Epidemiológico 2010 também serão apresentados, dando um panorama das infecções pelo país.

Cabo Verde - As atividades de luta contra a AIDS serão promovidas dentro de quatro eixos:
• Meios universais de prevenção
• Acesso ao tratamento
• Criação de um ambiente jurídico favorável
• Garantia de cuidados psico-sociais das pessoas infectadas e as respectivas famílias.

De 2003 a 2008 Cabo Verde passou de 3.500 a 16.000 testes anuais, sendo uma grande parte realizada nas gestantes. O país mantem uma taxa de prevalência da doença em torno de 0,8% da população.
Neste momento, o governo implanta o plano que cobrirá de 2011/2015 e que a semelhança dos anteriores assegurará a universalidade do acesso aos cuidados de saúde, mas garante a prevenção contínua sendo a principal aposta na estabilização dos casos de AIDS.

Guiné-Bissau - Incidência de AIDS diminui 25% segundo o relatório da UNAIDS de 2010.


Estes dados refletem um progresso significativo na execução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que têm como meta a reversão da propagação do VIH até 2015.

Moçambique - "Reafirmamos a nossa moçambicanidade na luta contra o HIV e SIDA, promovendo um comportamento mais responsável".

Moçambique aparece no relatório da UNAIDS, 2010 como um país que conseguiu diminuir em 25 por cento o número de novas transmissões.

O Conselho Nacional de Combate ao HIV/Sida irá utilizar o dia de hoje para conscientalizar a população. As pessoas também poderão utilizar as seis mensagens abaixo, em seus emails e páginas WEB:
• Hoje é o dia mundial de luta contra o HIV e SIDA; vamos prevenir novas infecções.
• Eu uso o preservativo, evito a gravidez não planeada, o HIV e outras infecções de transmissão sexual
• Eu cuido da minha saúde, prevenindo-me do HIV. E você?
• Um de nós pode estar infectado pelo HIV. Não discrimine, seja solidário
• Um de nós pode estar infectado pelo HIV. É melhor fazermos o teste
• Pare! Pense na família hoje e amanhã. Previna a infecção com HIV
Portugal - O lema deste ano será simplesmente, "A Liderança", alertando para a necessidade de uma política clara e multissetorial na resposta ao VIH/sida.





O Centro Cultural de Belém irá promover a conferência “SIDA: Prevenção, Informação e Diagnóstico”, organizada pela Rádio Noticias (TSF), em parceria com a Associação Portuguesa para o estudo clínico da SIDA e a NBMS Farmacêutica.
O país começou a comemorar o Dia Mundial de Combate a Sida ontem em Coimbra com a apresentação do filme “Testemunhos”.

A TSF transmitiu durante todo o mês de novembro, o programaAlerta Sida, onde foram abordadas várias temáticas relacionadas com a doença.


O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarroestará no Centro de Terapêutica Combinada do Hospital Joaquim Urbano na cidade do Porto, uma unidade de apoio aos toxicodependentes portadores do vírus VIH/sida e depois irá inaugurar em Matosinhos, o projeto “Encosta a SIDA à parede”, um graffiti alusivo à prevenção da infecção VIH, que será replicado, em 2011, em várias cidades do país com o objetivo de levar para a rua a mensagem da prevenção do VIH e do respeito pelos direitos das pessoas que vivem com esta infecção.


Timor Leste - O governo timorense anuncia o reforço do plano nacional de prevenção da SIDA para 2011 e incentiva o trabalho conjunto com as Organizações Não-Governamentais no país.

O Presidente da República, José Ramos Horta, alertou para o aumento dos casos de SIDA em Timor-Leste, em especial junto aos mais jovens.


Segundo o Ministério da Saúde, 145 timorenses foram infectados com o vírus da SIDA em 2010.


Estima-se que um total de 0,20% da população timorense esteja infectada pelo vírus da AIDS e apesar do número reduzido, o Ministro da Tutela, Nelson Martins, considera este ser um motivo de preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário