segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DESIGUALDADE SOCIAL

Matheus Cordeiro Tonet 3º Ano - Ensino Médio
EEB Professor Henrique da Silva Fontes


Qual é seu maior sonho? Para alguns ganhar na loteria, outros gostariam de viajar pelo mundo conhecendo novos lugares, outros ainda sonham em formar-se na universidade ou até comprar seu carro zero. No entanto essa mesma pergunta feita para pessoas carentes, teria uma resposta bem diferente! Talvez seu maior sonho é comer mais de uma refeição por dia, tomar água de boa qualidade, frequentar a escola ou ter uma casa decente onde pudessem se abrigar sem algum risco. Realmente, os sonhos variam de acordo com cada pessoa dependendo de suas condições materiais e físicas!
A desigualdade social está presente na maioria dos países do mundo, no entanto nos que estão em desenvolvimento e nos países emergentes os índices sociais de desigualdade são mais elevados.
O Brasil é um grande exemplo disso. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 sendo que quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade, porém esta ainda é alarmante. Ainda outros dados revelam que milhões de pessoas passam fome e vivem em condições subumanas, ou que brancos conseguem encontrar um emprego mais bem remunerado que os negros. Isso parece ser irreversível!
Rousseau afirmou certa vez que a desigualdade tem de se acumular. Devido ao processo de industrialização a desigualdade cresceu fazendo ao mesmo tempo com que muitos aumentassem suas condições financeiras e outros diminuíssem seus recursos sendo obrigados a viverem em áreas impróprias a moradia tendo dificuldades para proverem seu próprio sustento. Também é perceptível aos nossos olhos que os que vêm de famílias modestas tem pouca probabilidade de obter um nível alto de instrução, somado a isto a chance de tais pessoas ingressarem para um nível de status social mais elevado exercendo uma profissão de destaque é mais remota. A desigualdade existe também devido a má distribuição de renda. De forma que problemas como o desemprego, a fome, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência, péssima estrutura familiar que os pais proporcionam para seus filhos devido a uma série de conseqüência causadas pelo dinheiro entre outros fatores são frutos ceifados pela humanidade que planta em sua terra as sementes da ganância e do egoísmo.
O ódio presente nos corações das pessoas sempre tem razões anteriores. Na maioria das vezes as mesmas pessoas que tiveram na infância situações onde o pai era ausente ou se presente espancava a mãe, a miséria fazia com que os pais vendessem drogas por um prato de comida, pais entregavam filhos para adoção ou até mesmo abandonavam os filhos ao invés de tentar reverter à situação, tem problemas com violência.
O artigo I do Código dos Direitos Humanos diz que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos... Estão tais normas sendo cumpridas? De forma alguma! Se Rousseau estiver certo a desigualdade em que se encontra a humanidade piorará cada vez mais. Medidas drásticas precisam ser tomadas, principalmente das autoridades.
O Brasil é líder de produção de alimentos em muitas áreas. Recordes são batidos praticamente todos os anos. Com esse alimento milhões de pessoas poderiam ser saciadas não só no Brasil, mas em vários países do mundo. Além disso, os impostos arrecadados dariam para suprir a necessidade de milhões de pessoas tanto na educação como na saúde, moradia e saneamento.
As empresas também podem ajudar a acabar com a desigualdade, não só com o seu poder político para influenciar nas decisões governamentais e nas políticas públicas mas com a implantação de ações na área social.
No entanto, o que mais importa é que nós façamos a nossa parte! Boa parte da população tem se beneficiado com programas voltados para os mais carentes. Existem, hoje, só no Brasil cerca de 220.000 organizações não-governamentais, a maioria dedicada à filantropia que chega a todos os lugares, em ruas, escolas, associações, ou mesmo em casas de detenção. Isto demonstra que a atitude cidadã independe do poder aquisitivo, condição social ou humana, está diretamente relacionada à capacidade de lançar o olhar para o que está em volta e perceber que há sempre algo a fazer pelo outro.
Se todas essas medidas fossem aplicadas mais intensamente, quantos problemas graves a humanidade teria solucionado? Pobreza, fome, e desemprego seriam coisas do passado e a violência e a falta de segurança seriam reduzidas a escalas mínimas.
Não podemos permitir que necessidades básicas se tornem um sonho de consumo para as pessoas. Todos os sonhos são baseados em esperanças. Esperança esta, que move a pessoa a acreditar que sua situação possa melhorar, mesmo sabendo que as coisas não estão indo da melhor forma. Que alguém lhe estenderá a mão e de forma firme a conduzirá a uma vida melhor ou que com um simples empurrão possa dar-lhe a orientação e as condições para que possa trilhar um caminho rumo a dignidade e a igualdade social. Poderão tais sonhos se cumprirem? Fica a expectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário